Porto Alegre, 26 de Mar? de 2017   









Deputado Edegar Pretto toma posse na Presidência da Assembleia

SINFEEAL esteve presente e cumprimentou o Presidente



Em Sessão Solene realizada no dia 31 de janeiro de 2017, o Deputado Edegar Pretto (PT) foi eleito o Presidente da Assembleia Legislativa para o terceiro ano da 54.ª Legislatura.

A solenidade, realizada no Plenário 20 de Setembro, contou com a presença do 1.º Vice-Presidente do SINFEEAL, no exercício da Presidência, Enilto José dos Santos, do Secretário-Geral do Sindicato, Jorge Tadeu Conceição de Souza, e do Diretor de Relações Intersindicais, Marcelo Chapper dos Santos.

Ao ser cumprimentado pelos Dirigentes do SINFEEAL, o Deputado Edegar Pretto agradeceu suas presenças e afirmou que está aberto ao diálogo, a fim de fortalecer a relação com o Sindicato e com os servidores da Casa.

No início da sessão, foi eleita, com 47 votos favoráveis e um contrário, a Mesa Diretora da Casa, apresentada em chapa única e representada, além de Edegar Pretto, pelos Deputados Liziane Bayer (PSB), como 1.ª Vice-Presidente; e Frederico Antunes, como 2.º Vice-Presidente. Ainda, Juliana Brizola (PDT - 1.ª Secretária), Juvir Costella (PMDB - 2.º Secretário), Maurício Dziedricki (PTB - 3.º Secretário) e Adílson Troca (PSDB - 4.º Secretário). Nas suplências de secretarias, Valdeci Oliveira (PT), Juliano Roso (PCdoB), Bombeiro Bianchini (PPL) e Missionário Volnei (PR).

O Regimento Interno da Casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente.

Pronunciamentos

Ao transmitir o cargo de Presidente ao Deputado Edegar Pretto, a Presidente de 2016, Deputada Silvana Covatti (PP), 1.ª mulher a ser eleita para ocupar o cargo na história do Legislativo estadual, destacou estar certa de que, durante o período em que esteve na Presidência da Casa, o Parlamento gaúcho fez sua parte não apenas na austeridade da gestão, mas na incessante busca do diálogo e da convergência, interagindo de forma construtiva com todas as instâncias da sociedade e reforçando seu protagonismo como Poder de Estado.

“Seguindo os princípios da gestão compartilhada, procuramos, com toda a responsabilidade, fazer todo o possível para que nosso sucessor, Deputado Edegar Pretto, tenha em mãos as condições necessárias para um excelente trabalho. Eu lhe desejo, Deputado Edegar, sucesso neste importante capítulo da sua história”, acrescentou Silvana.

O Presidente eleito, ao assumir, destacou estar consciente de que assumia em um momento de crise econômica, política e social, observando que o Parlamento rio-grandense está desafiado a assumir causas merecedoras de grandes debates, a dialogar e contribuir na busca de alternativas para a superação dos grandes problemas que afetam a sociedade gaúcha. “E isso - afirmou - só será possível com a defesa e a reconstrução da democracia no país. Fruto do processo de democratização, de muitos embates e conquistas, em homenagem a todos os lutadores sociais, assumo o compromisso com a democracia, com a defesa de direitos e com o fortalecimento dos partidos e deste Parlamento".

“Esta democracia, que precisa ser defendida - acrescentou - implica também Poderes fortes, harmônicos e independentes entre si. Sem transigir um milímetro, cumprirei os deveres constitucionais, legais e regimentais estabelecidos para a Assembleia Legislativa. Destaco a função de fiscalizar, mediar e de conciliar. Neste momento de crise, assumo o compromisso com algumas causas que devem fazer parte dos grandes debates desta Casa, entre as quais destaco: a Democracia e a Participação Popular; o Papel do Estado; a Equidade de Gênero; a Agricultura e a Soberania Alimentar”, ressaltou.

O Presidente do SINFEEAL, Flávio Dall’Agnol, em tratamento de saúde, não compareceu à posse, sendo representado pelo 1.º Vice-Presidente do SINFEEAL, no exercício da Presidência, Enilto José dos Santos.



Fonte: Adriana Vargas, com informações da ALERGS
Fotos: Kiko Coelho/Kad Comunicação